Alguns empreendedores ainda não utilizam corretamente, mas é certo que os incentivos fiscais podem diminuir o custo e a tensão causados pelos impostos em gestores e empreendedores. Vamos dar uma olhada melhor neste tema.
O que são incentivos fiscais?
Em primeiro lugar, vamos entender o que é isso. Os incentivos fiscais são benefícios concedidos pela administração pública para empresas que ajudam a financiar projetos de grande importância social, direcionando gastos relacionados a tributos para esses projetos. Assim, resumindo, o objetivo dos incentivos fiscais é aumentar o desenvolvimento econômico e social do país aplicando parte da verba paga em tributos pelas organizações em um fim social. Porém, mesmo que o impacto social seja relevante, a empresa recebe de volta benefícios ao escolher incentivos fiscais. Por exemplo, a organização pode diminuir ou eliminar seu ônus tributário, mas, para isso, é necessário entender as normas previstas nas leis, decretos e medidas provisórias.
Quais os tipos de incentivos fiscais?
Existem diversos tipos de incentivos fiscais, seja em âmbito municipal, federal ou estadual. Tratando da esfera federal, os incentivos são direcionados a impostos como o IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados, COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, IRPJ - Imposto de Renda Pessoa Jurídica e o CSLL - Contribuição Social sobre Lucro Líquido.
Já em esfera estadual, falamos do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e o ISS - Imposto Sobre Serviços. Além destes, existem ainda incentivos fiscais regionais. Nesse caso, a empresa é incentivada a atuar em determinado local para reduzir ou isentar alguns impostos concedidos pela administração local.
Como fazer a empresa crescer usando incentivos fiscais?
Diferente do que se imagina, o incentivo fiscal não diminui o valor pago em impostos pelas empresas. Assim, as organizações continuam gastando o mesmo em tributos, porém, direcionando parte desse valor para um projeto social. Nesse caso, ao invés de enviar o dinheiro para o governo, parte do valor do imposto é investido no projeto de sua escolha.
Desta forma, um dos grandes benefícios do incentivo fiscal é associar o nome da empresa a um projeto social por meio de patrocínio. Por exemplo, se a empresa usar parte do dinheiro de um imposto para investir na produção de um filme, seu nome irá aparecer na abertura e/ou encerramento da atração, Também é possível patrocinar eventos, como atividades esportivas onde a organização pode divulgar sua marca.
Essas estratégias chamam a atenção dos clientes sem gastos além daquilo que a empresa já paga em forma de impostos. É por isso que os incentivos fiscais se convertem em economia para os negócios. Os gastos em publicidade podem diminuir e se transformar em outras formas de investimento mais rentáveis para a organização.
Mas, para que isso realmente aconteça, é necessário analisar a viabilidade de investir em incentivos fiscais. Dessa forma, é importante avaliar a visibilidade oferecida por cada projeto e se ela está de acordo com a atividade exercida pelo seu negócio.
Ao investir seu dinheiro de maneira estratégica, você vai conseguir direcionar o crescimento de algum projeto social e lucrar junto com ele ao associar sua marca a essa ação.
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